
Eliane Maria, coordenadora do FIRSS, informa que, “seguindo a orientação do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), o tema que norteia as atividades é a ‘Valorização da Mulher’ (3o Objetivo do Milênio – ODM), com este calendário: Buenos Aires/Argentina (16/3); Brasília/DF (17/3); Assunção/Paraguai (19/3); Rio de Janeiro/RJ (19 e 20/3); La Paz/Bolívia (24/3) e Montevidéu/Uruguai (26/3). Além dos fóruns programados, já houve, também, workshops em Salvador/BA (12/3) e em São Paulo/SP (15/3) e outro se dará em Porto Alegre/RS (24/3). Nesses locais, o tema será desenvolvido com a participação expressiva de representantes de organizações públicas, privadas, da sociedade civil e acadêmica e uma mostra de cases sociais bem-sucedidos. Na capital federal, a abordagem ‘Enfrentamento à violência doméstica’ foi escolhida em razão dos promissores resultados alcançados pelo Brasil nessa área, após a promulgação da Lei Maria da Penha. Autoridades e movimentos sociais ligados ao assunto e ao cumprimento dos Oito ODMs vão compor um painel temático e uma feira de inovações, no ParlaMundi da LBV. No Rio de Janeiro/RJ, o fórum ressaltará a ‘Feminização da Pobreza’, em virtude de ser esse o principal eixo de atuação do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher no Cone Sul. A programação contempla painel temático e rodas de diálogo, que ocorrem no Centro Cultural da Light, além do Mutirão da Cidadania e Saúde, no Centro Educacional, Cultural e Comunitário da LBV. O 7º FIRSS nos demais países e nas capitais brasileiras onde são realizados os workshops foca o 3º ODM em toda a sua abrangência”.
A representação oficial do UN/DESA, de Nova York, está sendo feita pelo dr. Andrei Abramov, chefe da Seção de ONGs do Ecosoc — a maior autoridade em ONGs com relação consultiva com a ONU. Ele participa hoje em Buenos Aires e amanhã estará no ParlaMundi da LBV, em Brasília. Em seguida, comparecerá ao evento no Rio de Janeiro, nos dias 19 e 20. Aproveito o ensejo para dar as boas-vindas da Legião da Boa Vontade às ilustres autoridades e público em geral. Nesta Casa, nascida para congregar valores, todos somos irmãos. Na troca de experiências construtivas globais, encontramos soluções para a problemática que atinge os mais variados pontos do planeta Terra. Estamos em rede por um Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz.
SEBASTIÃO NERY
Mando daqui meu abraço ao veterano jornalista Sebastião Nery, que completou 78 anos bem vividos no dia 8 de março. Ele lançou, com grande prestígio, A Nuvem – O que ficou do que passou – 50 anos de História do Brasil.
Em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Rádio, Nery comentou a obra: “Em 15 livros, contei a história dos outros. Agora, achei que era a hora de continuar contando a história dos outros, mas a partir de mim. É um depoimento de todas as coisas que vi, de Getúlio a Lula. É um relato sobre a vida política do Brasil destes cinquenta e tantos anos e, sobretudo, a minha vida profissional de jornalista, porque há cinquenta e cinco anos escrevo em jornais todos os dias”.
Minha amizade com Sebastião Nery é antiga. Conhecemo-nos desde a mocidade.
O autor, como sempre generoso, enviou-me seu recente trabalho com a mensagem: “Meu irmão, que honra assinar este livro para você! A amizade do Sebastião Nery”.Grato, Nery, por sua cortesia. Parabéns.
*José de Paiva Netto é Jornalista, radialista e escritor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.