sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Jesus, o Cristo Ecumênico, e Sua Volta Triunfal (II)

José de Paiva Netto
José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
Tamanha é a gravidade da hora que atravessa o mundo, que muitas vozes se levantam para, clareadas pelo Poder de Deus, proclamar que Jesus vem. Desta forma, ninguém, de qualquer crença, poderá argumentar que não sabia.
Ouve-se aqui, mesmo resumidamente, a palavra de papas da envergadura de:
João XXIII (1881-1963): “— A Volta de Cristo está próxima”.
Paulo VI (1897-1978): “— O retorno de Cristo está iminente”. (Audiência Geral, de 13 de maio de 1970.)
E no Missal Romano, há este anúncio inesquecível: “— (...) esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo Nosso Salvador”.

JOÃO PAULO II E O ADVENTO
Na homilia do papa João Paulo II (1920-2005), de 6 de dezembro de 1981, também podemos ler:
“— (...) O discurso de Pedro sobre o advento é orientado sobretudo para os últimos tempos, para ‘o dia do Senhor’; aqueles que experimentaram a primeira vinda, com razão vivem na expectativa da segunda; conforme a promessa do Senhor.

“Para a lição de Pedro parece característica a ‘dialéctica’ da eternidade e do tempo, antes, melhor, do ‘tempo de Deus’ e do ‘tempo do homem’. Como é sabido, nas comunidades cristãs dos primeiros séculos, foi intensa a expectativa da parusia, isto é, da segunda vinda, do segundo advento de Cristo. Alguns começavam a duvidar da veracidade desta promessa. O fragmento da segunda carta de São Pedro (...) responde a estas dificuldades: ‘Mas existe uma coisa, caríssimos, que não deveis ignorar: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um só dia’ (2 Ped 3, 8).

“Quer isto dizer: vós homens tendes a vossa concepção do tempo, as unidades de medida dele, o calendário e o relógio; tendes os vossos critérios, segundo os quais credes que o tempo se prolonga demasiado ou corre com excessiva velocidade. Viveis no tempo, vivei-lo ao vosso modo, e assim deve ser; mas não transfirais esta concepção para Deus, pois para Ele os vossos mil anos são como um dia só; e um dia é como os vossos mil anos. Por isso não julgueis com as vossas categorias e não digais que Deus se apressou ou tarda”.

MENSAGEM DO PASTOR JONAS REZENDE

E, em sua obra “Salmos para o Espírito”, o nobre pastor, professor, filósofo e escritor Jonas Rezende nos fala acerca do impacto transformador da mensagem trazida pelo Cristo ao nos apresentar um Deus misericordioso, a Divindade em nós, presente neste mundo e em nossa vida. Elo capaz de alterar para sempre o cotidiano dos povos, com indeléveis lições de humanidade e compaixão:
“— Não basta a noção de progresso econômico e tecnológico. Nem as conquistas da engenharia genética, ou a aldeia globalizada. O homem pós-moderno precisa de uma ética que respeite a vida e as diversidades; que, acima de tudo, considere o desnível econômico entre as nações.
“Mas, a fé pede também um mundo no qual, no dizer do apóstolo Paulo, Deus é tudo em todos. Uma base teísta. Não o Deus explicativo dos fenômenos cósmicos, mas o Deus bíblico. O Deus dos salmos. O Deus que interage pessoalmente com o ser humano. Senhor da História e Pai nosso que está nos céus e em nós. Deus que tenha o rosto de Jesus de Nazaré. Apenas o Deus de Jesus equilibra e corrige os desvios do nosso humanismo.
“E aqui estão, em síntese, as bases do mundo que sonhamos e que vamos construir com o auxílio divino. O Pai está comprometido com esse projeto. A verdadeira mensagem de Natal coloca Deus na terra; a transcendência se faz carne, para viver conosco. Confie. Espere. Trabalhe”.

SOLIDARIEDADE

Registro e agradeço a mensagem de solidariedade do senador da República João Ribeiro: “Senhor José de Paiva Netto, profundamente consternado com a notícia do trágico acidente que envolveu o coordenador-executivo Paulo Duarte Pereira e sua equipe de jornalistas, uno-me aos corações da LBV para rogar bênçãos de saúde e o pronto restabelecimento do senhor coordenador-executivo da LBV. A Paz dos Anjos à repórter Belkís Faria, ao fotógrafo Clayton Ferreira, ao cinegrafista Rodrigo Mafra e ao piloto da aeronave, João Vicente Granha. A Graça do Senhor chamou-os de volta ao Seu regaço. Peço ao Criador a compreensão e a resignação para todas as famílias envolvidas diante dos desígnios superiores. Receba meus respeitosos cumprimentos nessa hora de dor”.

De Campo Grande/MS, Rita Lélia Guimarães Granha também nos escreveu: “Minha mãe, Juliana Guimarães Granha, pessoa de imensa fé, nesse momento de dor profunda, confia a Deus seu querido filho, o piloto João Vicente. Ela nos conforta e diz: ‘Deus deu, Deus levou’. Que a graça e a misericórdia do Pai estejam com todos aqueles que partiram. Temos a certeza de que foi feita a vontade do Pai. Um abraço fraterno a todos os familiares dos jovens da LBV e desejamos, de coração, a recuperação do sr. Paulo Duarte Pereira. Deus abençoe a todos”.
Nosso mais profundo agradecimento por tantos gestos de fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.