terça-feira, 20 de março de 2012

Paiva Netto escreve: Fórum Intersetorial na América Latina

No superlotado ParlaMundi da LBV, público acompanha a execução do Hino Nacional na abertura do 9° Fórum Intersetorial em Brasília. Na foto à esquerda: Danilo Parmegiani, representante da LBV na ONU, conduz o Fórum. O evento contou com a intérprete de libras Meyre Maria Silva Goulart (à direita), da Faculdade SENAC.


A LBV está realizando em diversas cidades do Brasil e da América Latina, desde 13 de março, o 9º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 6ª Feira de Inovações, que se encerrará no dia 28 deste mês. Ela conta com o suporte do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UN/Desa) e o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio). O tema "A redução da pobreza e a promoção do emprego e do trabalho decente no contexto de uma economia verde" colabora para os debates da Revisão Ministerial Anual do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc) e da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que se dará em 2012.
(1) Rômulo Paes, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); (2) Márcia Muchagata, especialista em Política Pública e Gestão Governamental; (3) Juliana Wenceslau, representante do coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek.


Em Brasília, o evento ocorreu no superlotado Plenário JPN, do ParlaMundi da LBV, no dia 14, reunindo ilustres personalidades: Rômulo Paes, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Márcia Muchagata, especialista em Política Pública e Gestão Governamental e assessora da Secretaria Executiva do MDS; Juliana Wenceslau, representante do coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jorge Chediek; Daniel Seidel, secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal; dr. Elson Valim, diretor-executivo da Fundação Dom Cabral; Leisa Perch, coordenadora de Desenvolvimento Rural e Sustentável do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo; e professor José Santiago Naud, cofundador da Universidade de Brasília; entre outras.
Numa iniciativa para a acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva, a conferência foi traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela intérprete Meyre Maria Silva Goulart, da Faculdade Senac.
(4) Daniel Seidel, secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal; (5) dr. Elson Valim, diretor-executivo da Fundação Dom Cabral; (6) Leisa Perch, coordenadora de Desenvolvimento Rural e Sustentável do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo; (7) professor José Santiago Naud.


No dia 16, foi a vez de Assunção sediar o Fórum no Congresso Nacional do Paraguai. Haverá igualmente encontros em La Paz, na Bolívia (21); Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina (28).


montagem_3_publico


Agradeço aos que prestigiam esses trabalhos, que visam realmente a um mundo melhor e sustentável para todos.

ECUMENISMO DAS RAÇAS
No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, lembremos três versículos do ensinamento de Jesus, o Profeta Divino, Evangelho segundo João, capítulo 10:

"14 Eu sou o Bom Pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,

"15 Assim como o Pai me conhece, Eu também conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.

"16 Ainda tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco. A mim me convém conduzi-las. Elas ouvirão a minha voz. Então, haverá um só Rebanho e um só Pastor".

Vê-se na palavra do Cristo Ecumênico que o Seu propósito é justamente agregar a todos sem distinção. E sabemos que para isso deu a própria vida. Apesar de já se terem passado dois milênios, a sociedade ainda carece compreender e vivenciar esse Ecumenismo étnico.

__________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.