quarta-feira, 9 de maio de 2012

Conhecendo Museus

jpn-oficial.jpg
José de Paiva Netto*, escritor, jornalista e radialista. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV).
O Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV, em Brasília/DF, sediou, no dia 3/5, o lançamento da segunda edição da série "Conhecendo Museus". Entre as autoridades presentes, estavam a ministra da Cultura, Ana de Hollanda; o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Júnior; o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação — EBC, Nelson Breve; e o superintendente de Rede da TV Brasil, Marco Antonio Coelho.

A história de 52 museus é contada em documentários de 26 minutos, produzidos pelo Instituto Brasileiro de Museus, pela Empresa Brasil de Comunicação, pela TV Escola (MEC) e pela Fundação José de Paiva Netto. São 29 acervos na Região Sudeste, 8 no Nordeste, 7 no Sul, 5 no Centro-Oeste e 3 no Norte.
Foto: Lucian Fagundes
A ministra Ana de Hollanda e o dr. Nelson Breve, no ParlaMundi da LBV.
A ministra Ana de Hollanda e o dr. Nelson Breve, no ParlaMundi da LBV.
A ministra Ana de Hollanda, falando à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (TV, rádio e internet), comentou a respeito da iniciativa: "Acho que é fundamental, porque é um programa que tem o perfil do Ministério da Cultura, como também do Ministério da Educação, com quem a gente está trabalhando cada vez mais próximo, e também com Paiva Netto. Foi a Fundação JPN que iniciou essa proposta. Agora, a EBC vai divulgar para o Brasil todo".

Na ocasião, o dr. Nelson Breve declarou: "A série ‘Conhecendo Museus’ é resultado de uma parceria muito importante. Resultou num programa que permite que a gente tenha informações sobre museus, se aproprie da cultura por intermédio dos curadores dos museus. Educativo, ele passa o aprendizado sem ser chato; é uma coisa alegre, para cima. Como se diz normalmente, uma coisa do Bem. Então, vale a pena, consegue entreter informando".

Apreciar melhor nossa cultura é algo que só faz bem ao cidadão e ao próprio país.

Foto: Lucian Fagundes
Padre Mario Celli e Paiva Netto, em 1995, no TBV.
Padre Mario Celli e Paiva Netto, em 1995, no TBV.
PADRE MARIO CELLI
Na sexta-feira, 4/5, retornou à Pátria Espiritual o dedicado padre italiano Mario Celli. O Portal Boa Vontade, numa singela homenagem, registrou: "Ordenado padre em Roma, em outubro de 1967, antes de vir para o Brasil, ficou alguns anos em missão no Burundi e na República Democrática do Congo, na África. Em 1981, passou a trabalhar no ministério pastoral de comunicação, nos bairros paulistanos de Itaquera e Brasilândia, tendo atuado ainda em Blumenau/SC. Atualmente, integrava a comunidade missionária dos Xaverianos, em São Paulo".

Em 2010, durante uma entrevista, o padre Mario Celli, igualmente conselheiro da Ordem do Mérito do ParlaMundi, afirmou: "A LBV está no meu coração faz 20 anos ou mais. A qualquer lugar que eu for, nas andanças pelo mundo afora, sempre, sempre levo comigo o ideal da LBV: fazer da Humanidade uma família só, onde a dignidade da pessoa, a comunhão e a solidariedade sejam a filosofia (...) Eu aprendi no Evangelho, mas fico feliz de declarar que me alimentei na Legião da Boa Vontade com os testemunhos do Irmão querido Paiva Netto; alimentei em mim essa abertura de coração que abraça a todos".

Que sua bondosa Alma receba a Paz de Deus. Aos seus familiares, a nossa solidariedade.

____________________
* José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.