sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Paiva Netto Escreve: Diabetes e futuro

O Ministério da Saúde divulgou inquietante estatística: o diabetes, que em 2010 levou a óbito 54 mil pessoas, mata mais do que a aids e os acidentes de trânsito. Somando as mortes por enfermidades associadas ao diabetes, o número chega a 123 mil. O ministro da Saúde, dr. Alexandre Padilha, convoca: “Essa é a hora de agirmos para frear o avanço do diabetes e não nos tornarmos um país de diabéticos”.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (E), e o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, dr. Balduino Tschiedel.O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (E), e o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, dr. Balduino Tschiedel.
Catorze de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. O dr. Balduino Tschiedel, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, defende que essa data deveria ser diária. E explica: “Só quem convive com o diabetes sabe como o seu cuidado consome tempo. Mas de qualquer forma é melhor que haja pelo menos um dia por ano para se pensar mais seriamente nesse gravíssimo problema de saúde pública, e que vem aumentando seus índices de forma alarmante”. É um alertamento que deve ser levado em consideração. “Diabetes: Proteja nosso Futuro” é o tema da campanha em 2012. Eventos em todo o mundo são promovidos com o firme propósito de prevenir a doença e/ou melhorar a qualidade de vida dos que já sofrem desse mal.
Nos tempos atuais, o fácil acesso a produtos demasiadamente açucarados, o sedentarismo e muitos outros fatores contribuem para o avanço do diabetes. Três prioridades, portanto, devem fazer parte de nossa rotina: ter uma alimentação saudável, praticar atividade física e seguir corretamente o tratamento e a orientação médica.
Para outras informações, consulte os sites autocuidado.saude.gov.br e www.diamundialdodiabetes.org.br. Os cuidados com a saúde são igualmente pauta diária na Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV, internet e publicações): www.boavontade.com.

Foto: Adriana ParmegianiA partir da esquerda, Sonia Zorzi, voluntária da LBV; Danilo Parmegiani, representantes da LBV; o cônsul-geral do Brasil em NY, Embaixador Seixas Corrêa; e a vice-consulesa, Janaina Frederico, na LBV em Newark.A partir da esquerda, Sonia Zorzi, voluntária da LBV; Danilo Parmegiani, representantes da LBV; o cônsul-geral do Brasil em NY, Embaixador Seixas Corrêa; e a vice-consulesa, Janaina Frederico, na LBV em Newark.
 
EMBAIXADOR SEIXAS CORRÊA NA LBV DOS EUA
Na sexta-feira, 9/11, o embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa, cônsul-geral do Brasil em Nova York, esteve na Legião da Boa Vontade em Newark, New Jersey, se solidarizando com a mobilização de voluntários e doações que a LBV dos Estados Unidos tem realizado em prol das vítimas do furacão Sandy, que afetou a costa leste norte-americana no fim de outubro. “Então é aqui que vocês preparam a famosa Sopa do Zarur!”, disse, ao chegar. Ele presenciou, segundo definiu, a “preparação da ceia que a LBV distribui com tanta tradição e tanta pontualidade nos fins de semana”.
Ao término de sua visita, o embaixador Seixas Corrêa comentou: “Agradeço essa oportunidade e quero também manifestar o meu apoio, o meu interesse, o meu estímulo, para que a LBV continue nesse trabalho pelo qual é tão reconhecidamente elogiada no Brasil e no mundo”.
Quem for aos Estados Unidos e desejar comparecer com sua solidariedade, o Centro Comunitário da LBV está localizado na 20 Calumet Street, em Newark/NJ. Telefones: (1646) 398-7128 ou (1973) 344-5338. Acesse o facebook da LBV dos EUA: www.facebook.com/legionofgoodwill.
_________________________
* José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.