quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Paiva Netto escreve: Mãe Canô, saudade!

 
Foto: Pedro PaivaFraterno encontro entre Mãe Canô e Paiva Netto, em Santo Amaro da Purificação/BA, em 1988.Fraterno encontro entre Mãe Canô e Paiva Netto, em Santo Amaro da Purificação/BA, em 1988.
Minha estimadíssima amiga Mãe Canô nasceu para a Vida Eterna no Natal de Jesus, 25 de dezembro de 2012. Que merecimento!
Mãe Canô! Comecei a chamá-la assim em virtude da bondade com que me recebeu em seu lar. Fiquei comovido com sua feição maternal. Quando completou 105 anos, em 16 de setembro, tive o ensejo de destacar que a matriarca dos Vellosos significa família unida, feliz. E é justamente o que muitos no mundo precisam aprender: quanto bem faz a boa convivência familiar.
Para felicidade de todos nós, graças a Deus!, a morte não existe. Agora, a filha ilustre de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, mais viva do que nunca, abrilhanta a família dos Céus do Brasil.
Aos seus entes queridos, a quem Mãe Canô tanto amava, pertence, nessa hora de grande saudade, a alma solidária dos Legionários da LBV.

COMPARTILHAR O PÃO EM 2013O Ano-Novo está às portas. Os problemas não desaparecerão ao brilhar do primeiro dia de 2013. Contudo, a luz de tempos melhores se renova para povos e nações. Que ela permaneça diariamente nos guiando nessa trilha.
A Legião da Boa Vontade, que surgiu sob a batuta do jornalista, radialista e poeta Alziro Zarur (1914-1979), em primeiro de janeiro de 1950, sempre se fundamentou nas ações do Cristo Ecumênico, o Amigo Celeste, de amparo às camadas material e espiritualmente mais sofridas da sociedade, tendo como lema “Salve o Natal Permanente de Jesus, por um Brasil melhor e por uma Humanidade mais feliz”.
Na madrugada de 4 de fevereiro de 2000, com o pensamento inspirado em tantas mensagens que vários pensadores produziram pelos milênios, refletindo uma vez mais sobre o alto significado altruístico dessa data espiritual não menos mística, transpus para o papel algumas palavras motivadas pela grandeza eloquente dessa Obra, que nos confraterniza.

MANJEDOURA E RESSURREIÇÃO
No mundo, existe ainda muita violência, mas não podemos deixar morrer a vibração de esperança que mantém os corações unidos.
Além da mesa farta e da alegre presença dos familiares, nas festividades do fim do ano, compartilhemos o pão da Boa Nova de nosso Mestre, a alimentar os corações com Paz e Fraternidade, veredas seguras pelas quais ansiamos por caminhar.
No Natal de Jesus e no Ano-Novo, recordemos a mensagem da manjedoura. Nela, acendeu-se a Claridade Celeste que cresceu no Calvário para iluminar a consciência humana. O Divino Crucificado sobrepujou o martírio da cruz e, por meio da dor, alcançou a Sua Sublime Autoridade. Encheu de esperança o mundo quando subiu aos Céus e os Anjos anunciaram aos galileus comovidos que, da mesma forma, Ele retornaria à Terra (Atos dos Apóstolos, 1:8 a 11).
“8 (...) recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.
“9 Tendo dito estas palavras, foi Jesus alçado à vista deles, e uma nuvem O recebeu e O ocultou da visão de todos.
“10 E, estando a multidão com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles,
“11 e lhes perguntaram: Galileus, por que estais olhando para o alto? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido nas alturas, há de vir do mesmo modo como O vistes ser elevado ao céu.”
Os séculos transcorreram, com alegrias e tristezas, derrotas e vitórias e os constantes chamamentos do Plano Superior a uma vida mais digna para todos os povos. (...)
A Claridade do Cristo continua descendo como bálsamo regenerador, convidando a Humanidade distraída para a vivência do Amor universal, a prática das boas obras, perseverante, até ao fim, consoante a Sua promessa aos fiéis de Esmirna: “Sê fiel até à morte, e Eu te darei a Coroa da Vida” (Apocalipse, 2:10). (...)
Que a Paz e a decisão de Deus estejam, agora e sempre, em todos os corações, porque grandes vitórias se aproximam, se fizermos por merecê-las. E tornemos o ano novo uma essencial Ressurreição.
____________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.