segunda-feira, 22 de abril de 2013

Paiva Netto escreve: Brasília e o destino dos povos

Foto: André FernandesTemplo da Boa Vontade, em Brasília/DFTemplo da Boa Vontade, em Brasília/DF
No domingo, 21 de abril, Dia de Tiradentes, Brasília completou 53 anos. O Brasil é reconhecidamente uma nação mestiça, em que há espaço para todos conviverem em harmonia. É natural que Brasília carregue em si o simbolismo dessa representação. O Templo da Boa Vontade, cujas portas abri em 21/10/1989, é igualmente um brado diário dessa consciência de Paz. O destino dos povos é o Ecumenismo Total. Assim caminham os seres humanos, apesar dos pesares.

APRENDIZADO INFINITO
No artigo anterior, trouxe-lhes um trecho da entrevista do dr. Marco Antonio Zito Alvarenga, advogado criminalista e presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN), na Boa Vontade TV (canal 23 da SKY). Ele destacava a educação no findar do racismo, pelo conhecimento do valor da cultura negra na formação de nosso país.

Foto: Vivian R. FerreiraDr. Marco Antonio Zito AlvarengaDr. Marco Antonio Zito Alvarenga
Tendo em vista a importância do ensino e da diversidade de seu conteúdo que ilumina as mentes, recordo que ao anunciar, em 25 de janeiro de 1986, quando da inauguração da Supercreche Jesus, em São Paulo, o advento do Instituto de Educação Boa Vontade, também na capital bandeirante, resumi em poucas palavras sua filosofia de trabalho: Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração. Trata-se da Pedagogia de Deus, que é Amor, a qual prepara o indivíduo para viver a Cidadania Ecumênica, firmada no exercício pleno da Solidariedade Espiritual, Humana e Social. Daí há tanto tempo afirmar que é urgente difundir a Pedagogia do Amor, do Carinho, do Afeto, da Misericórdia, da Justiça, a Pedagogia do Cidadão Ecumênico. Elas são suplementares e imprescindíveis ao sustento da Alma. Medicamentos energéticos para a cura de enfermidades, a começar pelas psíquicas, que prejudicam a absorção das lições necessárias ao enriquecimento intelectual e moral dos estudantes, que não constituem apenas os que frequentam as escolas, porquanto o simples fato de viver é constante ensinamento. O bom gosto da vida é o aprendizado infinito.
Foto: Nathália ValérioGilberto Gil e Juca Ferreira autografam “Cultura pela palavra”Gilberto Gil e Juca Ferreira autografam “Cultura pela palavra”
“CULTURA PELA PALAVRA”
O músico Gilberto Gil e o sociólogo Juca Ferreira lançaram no Rio de Janeiro/RJ, no dia 9 de abril, o livro “Cultura pela palavra”.
A obra, organizada por Armando Almeida, Maria Beatriz Albernaz e Mauricio Siqueira, é composta de artigos, entrevistas e discursos dos ex-ministros da Cultura Gilberto Gil e Juca Ferreira no período em que comandaram a pasta.
Grato pelas dedicatórias que recebi dos autores: “Palavras ditas e escritas para ajudar o desenvolvimento cultural do país, Juca Ferreira”; e, “Paiva Netto, um pouco do nosso texto ministerial, com carinho, Paz! Gilberto Gil”. ____________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.