quinta-feira, 20 de junho de 2013

Paiva Netto escreve: Globalização e pluralismo

Na obra "Reflexões da Alma" (2003), escrevi que – em um mundo que se globaliza, tantas vezes esmagando tradições respeitáveis, é prudente não desconsiderar o pluralismo que existe em cada povo, até mesmo em pequenas tribos, enquanto labutamos em favor do espírito solidário, altruístico, preconizado pelo Ecumenismo Irrestrito, que é Boa Vontade em marcha. Isto é, a vontade decidida, generosa; universal vontade de viver em paz, como, por muitos anos, pregou o escritor e poeta brasileiro Alziro Zarur (1914-1979). O autor do "Poema do Deus Divino" lançou, já na década de 1940, a Cruzada de Religiões Irmanadas, sob a invocação de um Brasil melhor e de uma Humanidade mais feliz. O espírito de Fraternidade entre os religiosos deve servir de exemplo aos demais. (...)
O Ecumenismo nos eleva à procura de soluções globais, dentro do espírito universal de Fraternidade, pregada por grandes pensadores e inspirados líderes de religiões. Ela é o "fio de Ariadne", que, seguramente nos conduzindo pelos caminhos escuros e tortuosos das cavernas do Minotauro, pode levar-nos à esplendorosa claridade do Sol, livrando-nos das trevas dos ódios sectários. (...)
Foto: Arquivo BVMarquês de VauvenarguesMarquês de Vauvenargues
O estágio de fragilidade moral do mundo é tão avançado, apesar dos progressos atingidos, que, para acabar com a violência, só existe uma medicina forte: a da escalada da Fraternidade Solidária, aliada à Justiça, na Educação. Por isso, ecumenicamente espiritualizar o ensino é um poderoso antídoto contra a agressividade. Por falar na "Senhora de Olhos Vendados", aqui um ilustrativo pensamento do ensaísta francês Luc de Clapiers, Marquês de Vauvenargues (1715-1747): "Não pode ser justo quem não é humano". Por conseguinte, também não pode ser feliz. Haverá um dia em que as armas terão, por fim, suas sinistras vozes caladas. Ainda no terceiro milênio, mesmo que demore, os seres humanos entenderão que a essência do poder não se encontra propriamente neles, mas, sim, no espírito de Solidariedade, que a todos deve irmanar. Resta muito por fazer. Portanto, mãos à obra! O tempo não se detém para esperar pelos humores de quem quer que seja.

"MILLÔRES DIAS VIRÃO"
Foto: Rejane SerafiniEscritor Breno SerafiniEscritor Breno Serafini
O dr. Breno Camargo Serafini, gaúcho nascido em Santiago/RS, lançou recentemente em Porto Alegre a o livro "Millôres dias virão". O evento foi prestigiado por personalidades, familiares e amigos do escritor. O autor possui doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e desenvolve pesquisa sobre a temática humor & ideologia.
Na obra, ele explica: "É na tentativa de refletir sobre o universo ficcional de Millôr que procuramos analisar a sua produção nas revistas ‘Istoé’ (de mar./83 a jun./88 e de abr./92 a abr./93) e ‘Istoé/Senhor’ (de jul./88 a abr./92), que perfaz um total de 524 textos, o equivalente a 1.048 páginas. (...) Dessa forma, na análise do todo, fazemos um retrato histórico do Brasil à época, englobando sutilmente as questões geopolíticas e mundiais, tendo como pano de fundo a condição humana".
Em março de 2012, quando Millôr Fernandes falece, tive também oportunidade, aqui mesmo nesta coluna, de homenageá-lo, destacando sua natureza franca e estilo inimitável, que exerceu expressiva influência no meio artístico e intelectual.
Grato, dr. Breno Serafini, pelo afetuoso abraço que me endereçou na dedicatória em um exemplar de seu trabalho.
_______________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.