quinta-feira, 5 de junho de 2014

Paiva Netto escreve: Saúde da Mulher

Publicado em centenas de jornais, revistas e sites no Brasil e no exterior

No Brasil, um dos fatores que merecem especial conscientização da sociedade é o elevado índice de cesarianas, procedimento que traz maiores riscos às mães e aos bebês. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, no máximo, 15% dos partos sejam cesarianas. Por aqui, temos 52%, chegando a 88% na rede privada. Foi o que concluíram a Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde, na pesquisa “Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento”, noticiada em 29 de maio.
Bem a propósito, em 28/5, celebramos o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Vê-se que o desafio prossegue. É mais que diário, é de todas as horas. Essa indispensável frente de trabalho consta dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) das Nações Unidas a serem cumpridos até 2015.
Segundo o 5º. Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM, apresentado pelo governo brasileiro em 23/5, houve significativo avanço em nosso país na redução da morte materna. O número, que em 1990 era de 143, passou, em 2011, para 63,9 óbitos a cada 100.000 nascimentos. Contudo, provavelmente não conseguiremos atingir a meta de 35 óbitos de mulheres no decorrer da gravidez, do parto ou até 42 dias após nascer o bebê, conforme publicou a “Agência Brasil”.
É indicativo de que um esforço maior precisa ser feito na busca de soluções ou correção de rumos. Mas não permitamos esmorecimento, pois, com o real compromisso de todos, até o considerado impossível pode ser realizado.
Foto: Liliane CardosoAlgumas das mães atendidas pelo programa “Cidadão-Bebê”Algumas das mães atendidas pelo programa “Cidadão-Bebê”

CIDADÃO-BEBÊ
Um dos importantes programas aplicados pela Legião da Boa Vontade é o “Cidadão-Bebê”. Ele atende gestantes e mulheres com filhos de até 3 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. Com o acompanhamento de profissionais qualificados e o indispensável apoio do povo brasileiro, essa ação contribui para um bom processo gestacional às futuras mães e o fortalecimento dos laços familiares.
Outras informações podem ser obtidas na página www.lbv.org/nosso-trabalho/mulheres.
Foto: Divulgac?a?o

DESEMBARGADOR LIBÓRNI SIQUEIRA
“Não sejamos felizes sem que outros o sejam também”. Essa frase do desembargador Libórni Siqueira, que lhe inspira a própria existência, guarda afinidade com todos os seres humanos de bem que desejam construir tempos melhores para as populações.
Nosso amigo preside a Associação de Solidariedade à Criança Excepcional (ASCE), a Faculdade de Reabilitação da ASCE, no Rio de Janeiro, e o Centro Educacional Integrado (CEI), em Duque de Caxias/RJ.
Recebi dele um exemplar do meritório livro “Liturgia do Amor Maior”, cujo conteúdo nos revela a generosidade de sua Alma. Assim me endereçou: “Ao nobre Mestre dr. Paiva Netto, nossa homenagem à sua cultura e relevante solidariedade humana.
Receba o fraterno abraço do Libórni Siqueira. 29.5.14”.
Gratíssimo!
Foto: Gustavo Henrique Lima

AMBIENTE DIFERENCIADO
Recentemente, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Brasília, ao lado do Templo da Boa Vontade, recebeu a visita do tenente-coronel-aviador, Mauro Rogério, da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao conhecer as dependências e as atividades socioeducacionais ali desenvolvidas, entusiasmado, ele interagiu com as crianças e as incentivou a nunca desistirem de seus sonhos. E fez este comentário: “Percebi disciplina, ordem e respeito quando cheguei aqui. Todas as crianças, sem exceção, veem no professor uma autoridade. Esses valores que a LBV tem passado estão se perdendo por aí. É um ambiente diferenciado e existe um trabalho muito nobre sendo feito aqui”.
Seja sempre bem-vindo!
______________________
* José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.