Compartilho com todos este artigo do jornalista e escritor Paiva Netto, que tem o título desta postagem: "Fonte: Jornal de Brasília, edição de 19 de novembro de 2013, terça-feira | Atualizado em outubro de 2016.
Numa homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e à lembrança do valente Zumbi, publico trecho de um artigo que preparei para a Folha de S.Paulo em 15 de maio de 1988. Nele enfatizo a necessária prática do Ecumenismo entre as mais variadas etnias:
Zumbi deu o brado que nenhum Domingos Jorge Velho poderia abafar: Liberdade! Dignidade! Somos seres humanos!
Morreu-lhe o corpo. Mas a Alma — quem conseguirá matá-la? — permanece... e se multiplica nas palavras e atos de um Patrocínio, Joaquim Serra, Luís Gama, Salvador de Mendonça, André Rebouças, Castro Alves, Joaquim Nabuco e
de tantos outros negros, brancos e mestiços. Se ainda não há democracia
étnica dentro de nossas fronteiras — embora o Brasil seja nação de
etnias mescladas, para cuja sobrevivência é essencial estar plenamente
legitimada e vivida a sua brilhante mestiçagem —, é porque o espírito de
senzala continua..."
Continue lendo em http://www.paivanetto.com/pt/ecumenismo/consciencia-negra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.