Nada mais potente que o coração materno. Em homenagem ao Dia
das Mães, presto modesto tributo a elas por meio de uma pioneira mulher na
matemática, na astronomia e ícone da filosofia na Antiguidade. Na História
Eclesiástica, escrita no século 5o pelo historiador Sócrates, o Escolástico
(não o confundir com outro Sócrates, príncipe dos filósofos), encontramos este
importante registro: “Havia em Alexandria uma mulher chamada Hipácia (aproximadamente
355-415, filha do matemático, astrônomo e diretor do Museu de Alexandria, Teón
(335-395), que fez tantas realizações em literatura e ciência, que ultrapassou
todos os filósofos da época. Tendo progredido na escola de Platão e Plotino,
ela explicava os princípios da filosofia a quem ouvisse, e muitos vinham de
longe receber os ensinamentos”.
Segundo pesquisadores, Hipácia era uma mulher de beleza
singular. O ano do seu nascimento é controverso. O mais aceito é 355, e há os
que citam 370. Apesar de pagã, tinha entre os alunos vários cristãos,
demonstrando, desse modo, espírito ecumênico. Por sinal, é por intermédio de um
deles, Sinésio de Cirene (370-413), futuro bispo de Ptolemaida, que possuímos
hoje registros mais fidedignos a respeito da única mulher a dirigir o Museu de
Alexandria. Em um dos seus escritos refere-se a ela como “minha mãe, minha
irmã, mestre e benfeitora minha”.
Numa época em que a intelectualidade feminina não era
reconhecida, as teses de Hipácia influenciaram muitos poderosos. Suas palestras
não ficavam apenas no âmbito filosófico, pois era procurada também a fim de
opinar sobre assuntos políticos e da comunidade.
Em ambiente de forte intolerância religiosa, Hipácia começou
a incomodar. No ano de 415, acusada de praticar magia negra, foi arrastada pela
turba ensandecida até a igreja de Cesarión. A brutalidade usada para tirar-lhe
a vida provocaria espanto aos mais terríveis carrascos de todos os tempos.
Considerada mártir da ciência, muitos apontam o fato como marco inicial da
Idade das Trevas.
Ascética e celibatária, Hipácia não deixou herdeiros, mas,
como reiterei em 1987, há muitas formas sublimes de ser mãe, inclusive dar à
luz grandes realizações em prol da Humanidade. Foi o caso dela. Sua dedicação
às questões metafísicas gerou filhos a perpetuar nas mentes a constante
necessidade de buscar respostas às indagações que sempre nos afligiram: De onde
viemos, por que vivemos e para onde voltaremos um dia, após a “morte”?
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