![]() |
| José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor. |
Em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada em 12 de novembro de 1995, as Nações Unidas instituíram o 16/11 como o “Dia Internacional da Tolerância”. A data foi escolhida em tributo à assinatura da constituição da Unesco, no ano de 1945. Nossa homenagem também ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20/11, em memória do valente Zumbi dos Palmares (1655-1695). O Ecumenismo étnico é igualmente fator primordial para afastarmos a intolerância do convívio planetário.
IDEAL ECUMÊNICO
Em “É urgente reeducar!”, campeão de vendas da 21 a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e destaque na 56 a Feira do Livro de Porto Alegre, fiz constar trecho de minha publicação “Paz para o Milênio”, editada para a Conferência de Cúpula da Paz Mundial para o Milênio, realizada em 2000, na sede da ONU em Nova York. Ali defendo a posição de que todas as animosidades que costumam dividir, segregar os Seres Humanos em grupos intolerantes, se opõem ao Ideal Ecumênico. Assim sendo, promovem a intransigência, contribuem para a manutenção desse estado de tensões múltiplas que poderão empurrar o mundo na direção de um conflito indescritível que ninguém, em sã consciência, pode desejar.
Vemos o Ecumenismo Irrestrito (entre os mais diversos ramos do saber humano) e o Total (que abrange as esferas espirituais, ainda invisíveis aos nossos parcos sentidos físicos) como expressões máximas do Amor e da Justiça, o eixo de gravidade de uma sociedade sadia. É o estado natural e o querer espontâneo de toda criatura quando espiritualmente integrada ao Criador, ou ao verdadeiro sentido de humanidade, e bandeira dos que, religiosos ou não, labutam por uma convivência planetária melhor. O Ecumenismo proposto pela Legião da Boa Vontade não impõe nada a ninguém, a não ser suscitar o convite para o entendimento natural entre gente civilizada.
CAMPO NEUTRO
Quando o jornalista, radialista e poeta Alziro Zarur (1914-1979) esboçou em sua mente a criação da LBV, isto em 1926, idealizou-a como um campo neutro, um ambiente ecumênico, em que todos pudessem, irmanados, conviver em paz. Numa palestra que proferi na década de 1990, utilizei-me de um interlocutor fictício para reforçar na mente dos que me prestigiavam com sua atenção o valor do respeito e da tolerância no bem conduzir da sociedade no cotidiano:
Qual a sua religião? O que isso interessa?
Qual o seu partido político? O que isso interessa?
Ah, você é negro! O que isso interessa?
Você é mestiço! O que isso interessa?
Você é branco! O que isso interessa?
Você é ser humano! É isso que interessa!
Somos seres humanos, com direito à liberdade de pensamento. Se aqueles que pensam assim como nós não fortalecerem os seus laços, dias piores virão para a Humanidade. Quem tem segurança hoje? Retomo aqui importante conclusão do velho Zarur, muito propícia para o momento em que vivemos: “Não há segurança fora de Deus”.
UM OLHAR ALÉM DO INTELECTO
Durante dois dias (19 e 20/11), ocorre em Portugal, na cidade do Porto, o 9º Congresso Internacional de Educação da LBV.
O evento conta com renomados conferencistas, entre eles: a dra. Maria José Araújo, investigadora científica da Universidade do Porto; o doutor em Sociologia João Miguel Teixeira Lopes, professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP); o professor dr. Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa; o professor dr. Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da Academia das Ciências de Lisboa; o psicólogo dr. Júlio Emílio de Sousa, professor da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti; a mestre em Sociologia Eduarda Alexandra Pereira; o dentista Cassiano Scapini, supervisor técnico de saúde do programa Sorriso Feliz, aplicado pelo Centro Social da Legião da Boa Vontade de Portugal; o representante da LBV na Organização das Nações Unidas (ONU) e membro do Comitê de Espiritualidade, Valores e Interesses Globais da ONU, Danilo Parmegiani, licenciado em Letras pela Universidade de Brasília (UnB), no Brasil; e a pedagoga Maria Suelí Periotto, supervisora da Pedagogia da Boa Vontade (Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico) e diretora do Instituto de Educação da LBV, na cidade de São Paulo, no Brasil.
O tema do encontro é este: “Unir Cérebro e Coração: um olhar além do intelecto”. E assim seguimos trabalhando “por um Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.