![]() |
José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor. |
Comemoramos 121 anos da Proclamação da República. Vale refletir, mesmo que por um pouco, sobre o papel do Brasil no contexto mundial (...). No ensaio “Sociologia do Universo”, comento a respeito de como vem se formando nossa história, cuja vocação trilha o caminho do êxito:
(...) Não se edifica um país sem educação, mas igualmente sem generosidade de alma e espírito pragmático. Demanda tempo, pois este ainda não é um mundo de seres muito... cordatos. Neste planeta de tantos desafios, é trabalhoso, mas possível. Apesar de os povos estarem se tornando cada vez mais impacientes, tecnologicamente ou não. Gamal Abdel Nasser (1918-1970), que nacionalizou o canal de Suez, com o inesperado apoio dos Estados Unidos, no governo de Dwight D. Eisenhower (1890-1969), e deu início, com financiamento da ex-União Soviética, à construção da grande represa de Assuã, carpido pelas lutas para erguer um Egito moderno, concluiu: “Construir fábricas é fácil, levantar hospitais e escolas é possível, mas erigir uma nação de homens é tarefa longa e árdua”.
Urge fazer-se entendido pelo coração das criaturas. Quem vai ao cerne da criança chega ao jovem. Quem ensina a mocidade pacifica a alma do adulto. E quem tem este último espiritualizado levanta uma pátria. É pelo exemplo que se constrói. Já dizia Napoleão Bonaparte (1769-1821) que “as palavras indicam o caminho, mas os exemplos arrastam”. Tem razão o velho Corso. (...)
NOVA EDIÇÃO DE “NOSSO LAR”
Foto: Clayton Ferreira |
![]() |
Nestor Masotti Presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira) |
O Portal Boa Vontade destaca: “Em recente lançamento da 4ª edição especial de ‘Nosso Lar’, obra do Espírito André Luiz, psicografada pelo saudoso sensitivo Legionário Francisco Cândido Xavier (1910-2002), o diretor da Federação Espírita Brasileira (FEB), Geraldo Campetti Sobrinho, encaminhou um exemplar ao dirigente da LBV.
“O livro foi dedicado pelo presidente da FEB, dr. Nestor João Masotti, com os dizeres: ‘Ao estimado dr. José de Paiva Netto, M. D. presidente da Legião da Boa Vontade, em comemoração do Dia do Ecumenismo e do 21º aniversário do Templo da Boa Vontade e com os nossos melhores cumprimentos por suas nobres realizações. Fraternalmente, Nestor João Masotti’.”
Aos amigos da FEB, minhas congratulações por mais essa vitória. Levar ao mundo, também por meio da literatura, o conhecimento da realidade da vida espiritual enriquece o Ser Humano de cultura e preenche o Espírito de esperança.
IÇAMI TIBA NO TBV
Foto: Vivian Ribeiro Ferreira |
![]() |
Dr. Içami Tiba em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação. |
Em 15 de outubro de 2010, o Templo da Boa Vontade recebeu a visita do renomado psiquiatra, psicodramatista, escritor e educador dr. Içami Tiba. Ao percorrer os ambientes ecumênicos da Pirâmide da LBV, comentou: “É impressionante como tudo isso foi construído! Foi não só no sentido material — aqui existe realmente uma construção belíssima —, mas no sentido também da sua importância dentro das pessoas, que começou como um grão de areia”.
Aclamado pelo povo uma das Sete Maravilhas da Capital Federal, o Templo da Paz está localizado no SGAS 915, Lotes 75/76 — Brasília, DF. Para outras informações, ligue: (61) 3245-1070.
![]() |
Capa do livro "É urgente reeducar!", do educador Paiva Netto, lançado na 21ª Bienal Internacional do Livro de SP. |
A VIDA NÃO CESSA COM A MORTE
Para encerrar, uma pequena reflexão minha de “Cidadania do Espírito” que publiquei em “É urgente reeducar!”.
No dia em que a Ciência ultrapassar as fronteiras estabelecidas, não por ela mesma mas por alguns temerosos corifeus da sua área de abrangência, a Humanidade não mais conhecerá obstáculos para cumprir o seu magnífico destino de civilização civilizada... Deparará, nesse tempo, com a mais desafiadora das verdades: o Mundo Espiritual existe, a Vida não cessa com a morte. Não estamos condenados à podridão do túmulo, ao nada que extermina em função do temor que suscita. Zarur sabiamente dizia: “O medo é o ímã do azar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se houver dúvidas para postar seu comentário, digite seu texto e abra, abaixo, a caixa "Comentar como:". Selecione o perfil "Nome/URL", e na janela "Editar Perfil", coloque seu nome na caixa "Nome" e o endereço de seu provedor(Ex.: www.hotmail.com)na caixa "URL". Clique após em "Continuar" e siga as instruções restantes.